´DESCRIÇÃO DO BLOG` Religião e Vida Contemporânea

quarta-feira, julho 04, 2012



2. Conservar a Unidade



Efésios 4:4 “ há somente um corpo e um Espírito,..”




Lutar pela Unidade


Lutar pela unidade é lutar pelo crescimento. Quanto menor for a preocupação com as questões periféricas, mais unidos seremos, mais maturidade mostraremos. “ até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.” Ef. 4:13
Podemos viver num só Espírito, apesar das nossas diferenças, emocionais, físicas, raciais, culturais, e as demais que surjam na nossa caminhada como Igreja de Cristo.
Para isso não podemos desistir de demonstrar Amor, até para com o mais fraco. “Para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros.” 1 Co 12:25
Vivemos o século da impessoalidade, da ausência do amor, o Senhor disse que nos últimos dias o amor se esfriará. Nós os Cristãos somos os detentores dessa marca de Cristo que é o amor. “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes Amor uns aos outros.” João 13:34-35
Sabemos, mas, temos dificuldade em concretizar e expressar esse Amor na plenitude de Cristo. A demonstração de amor passa por atitudes concretas que tomamos a favor de outro. E todo o Cristão sabe que o Projecto de Deus passa por um novo céu e uma nova terra, onde a Fraternidade, a Justiça, o Amor, a Paz, são o conteúdo principal. Por uma vida de unidade da Igreja, vivendo num só coração em Cristo, “…onde os Irmãos tudo em comum” Actos 2:44

Todos sabemos que não se constrói a obra tendo como referência as palavras e os abraços somente. É preciso mais, é preciso dar a vida, Jesus disse: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar a vida em favor dos seus amigos” Jo 15:13
   Isto implica dar a vida na construção da Igreja e promoção do Reino.
     Isto implica enfrentar situações desfavoráveis.
       Isto implica dar a vida pelas ovelhas.
       Isto implica enfrentar os perigos e os lobo
       Isto implica repartir o pão e dividir também a nossa pobreza com o outro.
Todos os crentes conhecem João 3:16, mas poucos conhecem 1 João 3:16-18.
Nisso conhecemos o amor em que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar a nossa vida pelos Irmãos. Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir o seu Irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos não amemos de palavra, nem de língua, mas de facto e de verdade.” 1 João 13:16-18.

Como podem estar Igrejas a fechar, por dificuldades financeiras, e outras a entesourar, com contas regalas? Como pode permanecer nesses o amor de Deus?
Como podem servos abandonar a obra por falta de apoio, sem que esses Irmãos, sejam chamados a ter o privilégio de ofertar aos Santos nesse lugar, como foi com as Igrejas da Macedónia. “…pedindo com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos Santos.” 2 Co 8:4
Se não aprendermos a “dar a vida pelos outros” não seremos a comunidade exemplo, nem tampouco o “Movimento” exemplo, e como é óbvio e mais grave não seremos também a alternativa Salvadora para o Homem do século 21. Os nossos Irmãos sofrerão e a comunidade se enfraquecerá. Se formos omissos à vontade de Jesus, “a obra esfriará”.

(continua)


Por: Joaquim Ernesto Moura de Sousa
4 de Julho de 2012





Sem comentários: