´DESCRIÇÃO DO BLOG` Religião e Vida Contemporânea

sexta-feira, julho 06, 2012


3. Conservar a Unidade

Efésios 4:4 “ há somente um corpo e um Espírito,..”




O Amor Concretiza-se no Serviço

Quando lemos João 13:1-7 ou Lucas 22:24-27, percebemos que a reunião era tensa, como é na maioria das reuniões de administração em boa parte das Igrejas. Os discípulos estavam tensos, o ambiente era de certa forma fúnebre e triste. Ali estavam presentes, os homens que tinham sido preparados por Jesus, para serem os responsáveis pela implantação da Igreja de Cristo na face da terra. No entanto discutiam entre si. 

As reuniões das lideranças das Igrejas, vivem muitas vezes um clima parecido com a reunião de Jesus com os seus discípulos.
Talvez por irem tratar de questões administrativas, e normalmente por isso se apresentam em conflito uns com os outros, às vezes com o coração amargurado. Mas, temos que acreditar na Igreja como resultado da acção sobrenatural de Deus, assim como, os discípulos não acreditavam que Jesus ressuscitaria (Mt 17:22-23), assim, olhamos para a obra muitas vezes e, talvez por isso se passe a agir como se a Igreja estivesse falida, sem futuro. Servos que não expõem os seus dramas antes se posicionam em função deles. Com isso as reuniões terminam em brigas, discussões, disputas e reuniões assim. Tornam-se cansativas, tristes, sem emoções positivas e vazias da presença de Cristo e do seu Espírito.

Jesus não se deixou levar pelo negativismo dos seus discípulos. Na passagem de João capitulo 13, Jesus não se deixou dominar pelo nervosismo, pessimismo, nem pela falta de esperança dos seus discípulos, a Bíblia diz que Ele “…amou-os até ao fim.” Jo 13. Jesus recebia coisas negativas, mas devolvia positivas e cheias de esperança.
Ao lavar os pés dos seus discípulos por exemplo, Jesus devolveu fé, esperança, compreensão, amor, alivio, e demonstrou com o seu gesto o verdadeiro sentido do amor. Aí Jesus chamou à unidade, porque ele nos mostra, que se uma pessoa que discorda de alguma coisa, não quer dizer que ela está mal para com a Igreja. A crítica ainda que mal formulada pode ser tratada de modo saudável e desta forma fomentar o crescimento da obra (Pv 27:17).

Ao lermos João capitulo 13, percebemos rapidamente que Jesus tinha a plena consciência do que Ele era, provando-o aos seus discípulos no serviço. “sabendo este que o Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para Deus, levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.” João 13:3-5. Assim o Senhor mostrou como se deve buscar a glória do Pai e não a glória dos homens.

Sem dúvida que uma das grandes dificuldades é aprender a abrir mão da posição de honra. Na maior parte dos casos cobra-se dos humildes e sinceros servos, honram-se os subservientes com posições de liderança e isolam-se os que têm potencial para ser líderes.

(continua)



Por: Joaquim Ernesto Moura de Sousa
6 de Julho de 2012




Sem comentários: